quinta-feira, 21 de março de 2013

São José é festejado com devoção, carinho e amor


A manhã da terça-feira,19 de março, foi diferente para centenas de fiéis que estiveram presentes na missa solene e procissão em honra a São José, na cidade de Macapá. O dia foi pleno de orações, pedidos e agradecimentos ao padroeiro da capital amapaense. A missa solene, presidida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, iniciou às 7h30 na Catedral São José.
Na homilia, o bispo lembrou o zelo de São José com sua esposa, Maria, e com Jesus, o filho que ela concebeu pelo Espírito Santo. Disse também que é na família que os valores se solidificam.
“A fé começa nas nossas casas. Gostaria de lembrar todas as nossas famílias, o que estão sentido, as felicidades e os problemas. As famílias devem ser como o padroeiro, José, que acolheu Maria, sua esposa; é na acolhida do outro que começa a família”.
O bispo aconselhou três virtudes para que as relações familiares se tornem melhores: todos devem  ter sinceridade para poder reconhecer a verdade e afastar a mentira; possuir a simplicidade da vida, como, por exemplo, dar atenção às crianças, sorrir mais, ter o desejo de estar junto do outro, cada familiar seja também um amigo; e alimentar a fé, que gera a união entre os membros da família e Jesus Cristo, tornando-se comunidade e seguindo o filho de Deus.
“Precisamos ser mais sinceros, dizer o que pensamos e sofremos, partilhar nosso coração. Encontramos tantos amigos fora e não conseguimos encontrar amigos na nossa família. Peçamos, juntos, para que façamos como José. Acolher é amar as pessoas como são, portanto devemos amar-nos uns aos outros. Não somos como Deus que ama a todos, por isso o amor se aprende em casa, acolhendo os primeiros amigos, os primeiros irmão, ao quais são nossa família. Que vossas famílias sigam o exemplo de  amor e de fé de José e Maria”, concluiu o Dom Pedro.
Procissão
Após a missa, saiu a procissão por ruas e avenidas do bairro Central, e, assim, pode se perceber a grande quantidade de fiéis que foram animados com cantos, reflexões e orações durante o percurso.
Padre Lourenço, organizador da festividade, agradeceu e pediu bênçãos: “A Diocese se reúne hoje para celebrar a sua fé em Deus e a comunhão com todos os santos, em especial a São José. Que ele proteja nossas famílias, nos abençoe, abençoe nossa Diocese, nossa cidade que tanto queremos bem. Seja nosso guardião, nosso eterno protetor”.
As promessas e agradecimentos também estiveram presentes na caminhada por parte das crianças, jovens, adultos e idosos. É o caso da devota, Marilza Vaz, que, carregando a imagem do santo em seu colo, participa todos os anos da procissão do patrono da Igreja Católica.
“Para mim, ele significa fé e esperança. Tudo o que tenho pedido, consigo. Então, sempre caminhei e vou continuar caminhando junto com São José. Que venha muita fé, força e paz em nossas vidas”, disse Marilza.

Fabiana Figueiredo/PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário