segunda-feira, 1 de julho de 2013

Poesia amapaense vai à OffFlip

Os representantes da poesia do Amapá são destaques na feira internacional, com Carla Nobre e grupo Abeporá das Palavras

Fabiana Figueiredo
@FabianaFgrd

Esta semana, poetas amapaenses viajarão rumo ao Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Paraty, para se apresentarem no Circuito Paralelo de Ideias - Off Flip: um desdobramento da própria Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) - que acontecerá entre 3 e 7 de julho -, mesmo sendo um evento paralelo e independente em relação à Flip.


Nos últimos anos, o Circuito OFF vem acolhendo manifestações artísticas  de várias partes do Brasil e também do exterior com uma programação diversificada: saraus, mesas de debate, lançamentos, exposições, oficinas, apresentações musicais e teatrais.A Edição 2013 do Circuito OFF inova com duração de 2 semanas reunindo em Paraty mais de 100 autores e artistas em mesas de debates, saraus, concertos entre outras atividades.

Na Programação, o Amapá é um dos destaques. Com Carla Nobre, sendo um dos três autores convidados principais, que participaram da Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional, ao lado de Marilia Arnaud (PB) e Sérgio Bernardo (RJ); e também com o grupo poético Associação Literária e Teatral Abeporá das Palavras, com apresentações performáticas especiais.

O Circuito OffFlip inicia nesta terça-feira (2) e termina no dia 13 de julho, entretanto, o Amapá, que será representado por 15 poetas, terá participações de 4 a 6 de julho.

Segundo Thiago Soeiro, um dos poetas que apresentará nos recitais poéticos, a OffFlip vai proporcionar mais abrangência para o Amapá no campo literário, e as expectativas são as melhores possíveis. "É uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho que o Amapá vem fazendo com a poesia. Vou representando todo o Amapá e estou muito feliz por levar o nome do Estado que amo tanto. Isso é o reconhecimento do nosso trabalho", ressalta.

Abeporá das Palavras
O grupo Abeporá das Palavras promove escritores e anônimos que produzem a literatura da Amazônia, através de recitais e saraus literários. O grupo Abeporá dá jus ao nome - que em tupi significa caminho bonito - pois já conseguiu divulgar os vários trabalhos que possui em âmbito nacional; como em 2007, quando ganharam o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Participações em festivais e feiras também fazem parte do currículo do grupo, por exemplo, apresentações na capital e no interior do Estado, a Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém, a FLIP e agora o Circuito paralelo OFF Flip que não perde sua importância internacional por acontecer no mesmo período que a Festa Literária.

Carla Nobre
A amapaense, poeta e professora Carla Nobre foi convidada especial da OffFlip. Ela é especialista em língua portuguesa e está à frente do grupo Abeporá das Palavras. Organiza e participa de saraus literários, criando e recitando poesias suas e de seus autores favoritos.

Carla também é articuladora cultural, já atuou como gestora pública nas esferas estadual e municipal; é conselheira de Cultura do Estado do Amapá, coordena o PROLER em Macapá e é Presidente do Comitê executivo da Feira de Livros do Amapá (Flap), que acontecerá pela segunda vez em Outubro deste ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário