quarta-feira, 29 de maio de 2013

Folias são objetos de trabalho em novo Ponto de Cultura

Fabiana Figueiredo
@FabianaFgrd

Uma manifestação secular de fé, realizada tradicionalmente no Amapá, nas mais diversas localidades; que envolvem devoção, Expressões Culturais e laços comunitários, transformada em Patrimônio Imaterial do Amapá, que ficou conhecida como os Festejos dos Encontros de Folias, dedicados aos Santos são objeto de trabalho do recém-inaugurado “Ponto de Cultura Povo de Fé e de Festa”.

O Ponto, através de pesquisas, organiza o inventário de 14 encontros de folias realizados no Estado, no intuito de oferecer à população amapaense informações sobre esse patrimônio imaterial, a fim de subsidiar ações e políticas públicas de proteção e valorização dos bens culturais.

A Programação de um encontro de Folia envolve Alvorada, Rezas, Ladainha em Latim, Marabaixo ou Batuque, Quebra e Levantamento do Mastro, Fogos, festas até o raiar do dia, e representa a devoção das Famílias ao Santo honrado. Tudo é executado pelos foliões, numa festa centenária, em que os encontros de folias são mantidos de geração em geração.


A criação do Ponto de Cultura Povo de Fé e de Festa foi proposta pelos membros da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular, que desde 2009 desenvolve pesquisas de resgates dessas memórias. A inauguração do Ponto de Cultura no dia 29 de maio, no Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, onde Funciona a Sede do Ponto, na Sala de Folclore e Cultura Popular. Lá, são disponibilizados acervo composto de livros, CDs, DVDs, periódicos, relatórios de pesquisa e outros materiais referentes ao folclore e as culturas populares do Amapá, material resultante dos trabalhos realizados por seus membros e recebidos de entidades. No espaço da Associação é oferecida orientação à pesquisa aos alunos do Ensino Fundamental e Médio e das Instituições de Ensino Superior. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário