terça-feira, 1 de maio de 2012

Vaidade também é coisa de homem!

Fabiana Figueiredo
@FabianaFgrd


Assim como a evolução da sociedade nos mostra diferentes modificações, o modo de se apresentar de muitos homens mudou, principalmente aquele que derruba esse estereótipo “machão”. Eles mudaram o estilo visual tanto na área estética quanto na área capilar: utilizam-se dos cortes, dos tratamentos das unhas, coloração (mechas, luzes), depilações, tratamentos faciais, vão à academia, tomam vitaminas, exercitam-se nas praças, entre outros. 


Segundo o Cabeleireiro José Ailton, os atores e jogadores de futebol são os que mais influenciam os homens a mudarem o visual. A moda se baseia na imitação: quando vemos um look novo e interessante na rua, alguém irá copiar esse estilo. “Os homens querem cada vez mais parecerem bonitos. Assim como eu sou muito vaidoso, os homens, também, têm essa tendência a querer arrumar o cabelo às vezes, arrumar até a sobrancelha, pele, fazer um modelo de barba diferente, até, também, no estilo de roupa”, diz Ailton.

Surge, então, o Metrosexual, aquele homem vaidoso, que cuida do corpo, do visual, da saúde, que tem suas condutas inspiradas pela moda e pelas "tendências” do momento.  Essa é uma mudança no modo de viver desse homem do novo século, que muda a imagem daquele que só se preocupava com o trabalho e, às vezes, com a família e acabava por esquecer de si mesmo.

O Empresário e Cabeleireiro Danny Maciel afirma que essa metrosexualidade é mais aparente nos jovens, mas que não deixa de ser uma opção para os mais adultos e aos adeptos do “cabelo branco”. Ele acredita que os homens, de modo geral, têm preconceito de ir ao salão de beleza e cuidar da aparência. “Os homens têm inspiração, e não têm é coragem. É aquele preconceito de vir procurar o salão, eles acham que isso é ‘coisa de veado’”, ele diz.

Essa mudança do comportamento masculino ocorre devido à necessidade de conquistar as pessoas ao seu redor. O homem moderno se preocupa, hoje, com a sua saúde quando faz seus exercícios físicos ou quando cuida da alimentação. Ele cuida do seu cabelo e do corpo para aumentar a autoestima, ou conquistar “a mulher de seus sonhos”  e elas gostam de vê-los preocupados com a beleza –, ou para conseguir um bom emprego, no qual a aparência foi um ponto que ajudou na contratação.

A opinião do cliente Binho Nobre ressalta o porquê dessa mudança viva no homem do século XXI: “Você se cuida pelo seu bem-estar”. Ele concorda que a própria mídia mostra que o homem moderno deve cuidar de si, e que a aparência conta muito hoje em dia.

Atualmente, mesmo que alguns homens ainda tenham preconceito no cuidado do visual, o sexo masculino vem conseguindo alterar a imagem do “homem machão” que vivia no século passado, e tirar dele alguém que quer ser feliz cuidando do corpo – não se esquecendo de cuidar da alma, também.

[Matéria extraída e adaptada da Edição 301, do Jornal Tribuna Amapaense]

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