quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ações positivas na prevenção do uso de drogas

Fabiana Figueiredo
@FabianaFgrd

A oferta e consumo de drogas cresceram na mesma proporção das apreensões da Polícia Civil e Polícia Militar, refletidas na maior apreensão de drogas e entorpecentes da história do Amapá: cerca de 200 Kg de entorpecentes. Para tanto, o setor de segurança do Amapá decidiu investir ainda mais na prevenção e em campanhas educativas para evitar e exterminar da vida dos amapaenses as drogas, que em sua maioria são ilícitas. As ações positivas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) envolvem trabalhos, principalmente, nas escolas públicas e particulares com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). 

Esse Programa tem como objetivo conscientizar alunos do uso de drogas entre crianças e adolescentes; Desenvolver nos alunos habilidades e capacidades através de atitudes positivas, construindo e valorizando suas auto-estimas; Proporcionar aos alunos a elevação de seus níveis pessoais de segurança a fim de evitarem o uso de drogas, lidando com as tensões e aprendendo a lidar com desentendimentos sem recorrer à violência.

No segundo semestre do ano passado, foram formados pela Sejusp 50 agentes, juntando-se aos sete que já compunham o PROERD. Dentre estes, 15 são mentores, aptos a capacitar monitores; e mais 35 monitores, que farão o processo educativo nas ruas e escolas.

A Sejusp adota o método de distribuição de materiais didáticos e educativos em 45 escolas de Macapá e Santana, que recebem alunos do 5º ano, sempre trabalhando na prevenção do consumo das drogas.

A divulgação ocorre também nas instituições religiosas e movimentos afins informando e educando o quão mal a utilização de drogas e entorpecentes faz no organismo do ser humano. As ações educativas da Secretaria acontecem em parceria com a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DET) e com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Santana, município que hoje tem alto índice do tráfico de drogas e crianças escravizadas pelos entorpecentes. Com essa parceria, reuniões com professores e pais são feitas, auxiliando crianças e adolescentes à ficarem longe do consumo ilícito. Inclusive, está sendo ofertado um curso de capacitação para educadores, executado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). "O curso foi aberto para os educadores que possam trabalhar interdisciplinarmente nesse cabo de guerra que é a luta contra as drogas. É importante que possamos colocar as crianças no caminho que fique longe dos entorpecentes", afirma Marcos Roberto, secretário da Sejusp. Os Conselhos de Segurança Comunitária (CSC) também vêm trabalhando nos bairros de Macapá e Santana, fazendo ações sociais que auxiliam no trabalho da Sejusp.

Como estímulo à prevenção do uso de drogas e entorpecentes, a Senad promove diversos concursos enfatizando o combate ao Crack como: o Concurso Nacional de Cartazes, para alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental; Concurso Nacional de Vídeo, para estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental; Concurso Nacional de Fotografia e Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral, todos com premiação.

Curso de prevenção às drogas nas escolas
A Senad, do Ministério daJustiça, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a Universidade de Brasília  está promovendo a 5ª Edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 2012. 

Serão ofertadas 70 mil vagas para 14 mil escolas públicas do país, e as inscrições vão até o dia 30 de Julho. O objetivo é formar educadores de escolas públicas para elaboração de um projeto de ações preventivas para a escola contribuindo com a prevenção do uso de drogas. 

O curso é a distância e tem duração de oito meses, de agosto de 2012 à abril de 2013. Para participar é preciso ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização de atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola. Os educadores que participarem do curso e forem aprovados receberão diploma, com carga horária de 180 horas.

Requisitos obrigatórios para a inscrição:
1) ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício em unidades de ensino;
2) realizar inscrição online no período determinado (2 à 30 de Julho de 2012).

Para mais informações acesse o site http://www.educadores.senad.gov.br

[Matéria extraída da Edição 315, do Jornal Tribuna Amapaense]

Nenhum comentário:

Postar um comentário